ACHO151 2017
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ingresso na universidade

+34
Gabriel Viana de Moraes
Gabriel Côrtes Loureiro
Thayan Venturini
Luis Henrique Zimmermann
Guilherme Gonzalo
dzurita
juliananavarro
Lucas Pereira
Claudia
Higor Moles
rogeriomfneto
Marcela Moraes
Diegomera
Nataly Patti
Fernando Casarotto
Anderson Pereira Barbosa
Gabriela Nardin
HugoBCuri
Amanda Moreira
Liliane da Silva
AnnaCouto
Marcos Henrique Vernilo
Isabela Viveiros
Kelvin Kang
Alex Jezuino de Barros
Giovanna Hage Amorim
Samia Katrinny
Ariela Ferreira
Julia Leriam
BrunaGConechoni
Natalia Oliveira
Laís Fidelis
Leonardo Giraldi
Admin
38 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Claudia Qui Jun 01, 2017 1:49 am

A minha vida mudou depois de ter ingressado na universidade, visto que morava em uma cidade interior e bem menor que São Paulo, tive que me mudar para cá para acesso mais fácil da EACH; além disso, outra mudança foi tempo gasto para o deslocamento da residência até escola, antes (até colegial) era preciso apenas 10 minutos no máximo para chegar na escola, mas agora demoro cerca de 1 hora.

Posso dizer que não mudei meu planos para vida, na verdade tinha reservado duas opções: se passasse em alguma universidade focaria nos estudos, se não começaria a trabalhar e juntamente estudaria para prestar vestibular; então, no caso, foi a primeira opção.
Eu não tive muita expectativa antes de ingressar, já que vários conhecidos meus se "quebraram" ao achar que um certo curso era de tal forma, simplesmente escolhi uma área a qual me interessava e por enquanto estou gostando; acredito que a universidade, em troca, gostaria de ver o bom desempenho de cada aluno e talvez, futuramente, alguns deles retribuírem diretamente na USP.

Há várias dificuldades ao entrar na EACH, principalmente se não é da cidade de São Paulo, uma delas é a dificuldade para se achar moradia, além de caro é ruim em algum aspecto (espaço, localidade, etc); outra seria para acostumar a rota a qual deverá ser usada para acesso à universidade (claro que esse caso depende de cada pessoa ); e por fim seria a dificuldade de achar a sala e a turma, além da fonte ser pequena, alguns papéis estavam meio altos ( não que fosse impossível ler, mas dificultava).

Eu sugiro que as páginas dos grupos do facebook da EACH tenham alguma ligação para fácil procura de certas entidades desse campus, e poderia ter mapa digital da EACH com mais detalhes em relação ao mapa físico que recebemos ( demorei para entender). A informação sobre salas e cursos poderiam ser mais acessíveis, também como localidades, tal como achados e perdidos. Uma página de possível interatividade dxs ingressantes seria um bom projeto para ajudá-lxs, assim além de compartilharem informações relevantes aos mesmos, poderiam criar laços no novo espaço.

Claudia

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Lucas Pereira Qui Jun 01, 2017 11:21 pm

A EACH trouxe mudanças, pois também me foi um certo choque: o modo como as disciplinas funcionam e como os professores fazem a interação com os alunos e com a sua matéria me fizeram repensar como estudar.
Espero que seja uma experiência inesquecível, de forma que meu caráter e qualidade profissional estará diretamente ligado ao que passei na graduação. A USP, como um todo, espera de mim um bom desempenho e um retorno desse conhecimento em forma de desenvolvimento acadêmico ou tecnológico da sociedade.

Quanto a questão de acesso a informação, felizmente tive acesso a um grupo de ingressantes de meu curso pelo Facebook logo que meu nome foi divulgado na lista de chamada. Porém, sei que muitos ficaram perdidos. Um método que talvez ajude seria a indicação apropriada de onde os núcleos estudantis se localizam no dia da matrícula, o que já promoveria uma melhor interação e esclarecimentos dos calouros.

Lucas Pereira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por juliananavarro Dom Jun 04, 2017 10:34 pm

A entrada na universidade trouxe mudanças na minha vida, apesar de ter 24 anos, é a primeira vez que faço faculdade, e está sendo uma experiência bem diferente de todas que eu já vivi. A minha maior dificuldade está sendo conciliar o trabalho e os estudos, eu trabalho numa loja no shopping e minha rotina é muito corrida, trabalho todos os dias da semana, não tenho tempo de me dedicar totalmente à faculdade e aos inúmeros trabalhos, o que me deixa bem nervosa e chateada, além de ter que estudar matérias totalmente alheias ao meu curso de escolha, o que acaba sendo mais um fator desanimador. No primeiro mês também tive alguma dificuldade em me localizar e entender como as coisas funcionavam, em relação à biblioteca, Júpiter, etc.
Acredito que para os novos ingressantes, é fundamental ter um contato prévio com os veteranos para entender como funciona tudo na EACH e para já chegar na semana de recepção com alguma base, já sabendo o que esperar, pois no começo todo mundo fica perdido.

juliananavarro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por dzurita Ter Jun 06, 2017 8:59 am

Entrar na universidade trouxe algumas mudanças no meu cotidiano, dentre eles a distância necessária para chegar na universidade. Quando estava no ensino médio , demorava em média 10 minutos pras chegar na escola andando, agora de trem, metrô e ônibus , demoro em média 1 hora. A maior autonomia encontrada na faculdade também foi uma mudança radical. Ainda não mudei meus planos nem projetos. Em relação a escola eu esperava ter menos matérias de ciclo básico de que a temos agora, pensei que seria mais focado no curso, mas em geral o primeiro semestre com mais matérias de ciclo básico do que do próprio curso. Para auxiliar os ingressante além das páginas e blogs que existem e estão sendo criados , é importante conhecer algum veterano que já está na EACH, pois eles falam certas coisas que não se encontram nos blogs, e isso é muito importante para que está entrando na faculdade

dzurita

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Guilherme Gonzalo Ter Jun 06, 2017 9:05 am

Antes de entrar na faculdade, vários conhecidos já me alertaram de como ela é diferente do ensino médio, a interação com o professor e a maneira de estudo, então já tinha uma certa noção do que esperar, porém viver isso é algo completamente diferente. Além dos desafios da faculdade em si, também tem os problemas de morar longe, já que passo mais de 2h por dia em transporte público e que muitas vezes atrasa e atrapalha o horário da faculdade. Tirando esses problemas minha vida universitária está como eu gostaria, por enquanto venho tendo alguma dificuldade em algumas matérias, porém estou me acostumando com os estudos e pretendo melhorar minha forma de estudar.

Guilherme Gonzalo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Luis Henrique Zimmermann Ter Jun 06, 2017 8:29 pm

O ingresso da universidade muda completamente a vida de uma pessoa. Existem pontos de vistas diferentes acerca desse assunto. Muitos por exemplo, veem a entrada na universidade como algo simultaneo a entrada na vida adulta. Outros veem como finalmente ter uma oportunidade de se estudar o que realmente quer, e nao o que é imposto a você. A mudança de rotina é brutal, e afeta mais ainda pessoas que mudam de casa para poder ingressar na universidade. Meus planos continuam os mesmos, buscar conhecimento e aprendizado, além de entrar no mercado de trabalho para ter experiencia o mais cedo possivel e trabalhar com o que eu gosto. As maiores dificuldades na minha opinião são a adaptação de rotina. O ritmo de estudos é intenso pra muitos que nao estavam acostumados com algo como isso no ensino médio, além do tempo gasto no transporte publico, entre outros fatores. Algumas informacoes nao sao de facil acesso para os calouros mas creio eu que tudo é resolvido facilmente entre os alunos

Luis Henrique Zimmermann

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Thayan Venturini Dom Jun 11, 2017 10:55 pm

A vida universitária mudou a minha vida em alguns sentidos, eu pretendo continuar na vida acadêmica com isso sinto a usp e uma grande oportunidade para conseguir isso. Escrevendo de um modo mais geral, esse início de universidade me mostrou o quanto é difícil a manipulação e articulação de grandes grupos de pessoas, mas também o quanto isso é gratificante quando ocorre, a proporção de poder entrar em contato com diversas áreas que não somente da moda abrindo alguns novos horizontes. Uma das minhas maiores dificuldades como novato e encontrar informações breves e sucintas, acontece muita coisa a todo momento, isso faz com que muita coisa seja perdida por falta de comunicação, principalmente porque a maioria das mensagens são mandadas por email. Eu penso que a agilidade de diálogo e informação poderia vir por mensagem direito do celular,ou ter um jornal online, tipo aplicativo, diferente dos grupos do Facebook.

Thayan Venturini

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Gabriel Côrtes Loureiro Seg Jun 12, 2017 1:07 pm

Houve uma grande mudança em minha vida ao ingressar na faculdade, onde novas necessidades e compromissos passaram a existir e novos ambientes se tornaram parte da minha realidade. A dedicação individual, a autocobrança e a falta de uma tutoria antes presente na escola são desafios que a faculdade carrega. As expectativas de uma vida universitária estão na maior liberdade de expressão, no maior acesso ao conhecimento e à oportunidades  que se tornam propícias a surgir, seja  em relação ao mercado de trabalho, seja em relações sociais. Assim como em minha própria expectativa da vida universitária, a USP espera um retorno ao fornecer grande espaço de convivência, conhecimento e  oportunidades na sociedade. Espera-se que o aluno promova melhorias na sociedade quando inserido no mercado de trabalho, dando tal retorno ao beneficio que lhe foi dado também pela sociedade - uma relação de "troca".
Não tive grandes dificuldades ao ingressar na EACH, e sempre consegui sanar duvidas ou obter alguma informação pelos serviços de graduação da escola. Embora as dificuldades possam ser pontuais, ainda é difícil ser informado de todos os benefícios oferecidos pela USP, principalmente aos ingressantes. Portanto, para auxiliar os ingressantes, é muito importante o acesso às redes sociais dos diversos "setores" da faculdade, a fim de receber a maior parte de informação sobre todos os eventos e benefícios oferecidos. Os manuais e as informações sobre as matérias existentes dos cursos, assim como avisos sobre bolsas, deveriam ser condensadas em ambientes virtuais e de fácil acesso, dando maior suporte e base para o aluno ingressante e clareza sobre os assuntos na universidade.

Gabriel Côrtes Loureiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Gabriel Viana de Moraes Sex Jun 23, 2017 1:00 am

O ingresso a universidade trouxe mudanças na minha vida, tal como na minha perspectiva de responsabilidade. Dentre elas posso dizer: A realização de mais uma fase de minha vida, a imposição de novas responsabilidades e a possibilidade de novas experiências (acadêmicas e sociais).
Além disso, a universidade é uma parte importante de meu plano de vida e de carreira profissional, esperando que eu possa, no final, absorver o conhecimento necessário para transformar a mim e a sociedade, sempre pelo bem comum de todos.
A EACH possibilitou uma nova perspectiva de compreender os diferentes pontos de vista e de realidades que nossa sociedade possui, e como estes se comportam na mesma.

Gabriel Viana de Moraes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Beatriz de Luca Patriota Sáb Jun 24, 2017 10:25 pm

Grupos, trabalhos, provas, estudos... a universidade exige muito e não te dá muito em que se apoiar, com relação a materiais de estudo. Devido a tudo isso o amadurecimento e a dedicação se tornam mais que obrigatórios, e felizmente aprendi com o cursinho. Meus planos e projetos de vida mudam a todo instante, não necessariamente por causa da universidade, todavia, ela possuiu uma grande parcela no surgimento de novos planos, agora espero me envolver cada vez mais na vida acadêmica e em projetos oferecidos pelo Diretório Acadêmico do meu curso, para assim futuramente poder atuar na minha área. Quando ingressei na EACH, tive problema na semana de recepção em saber o nome de cada prédio (pois cada um tem um apelido: queijo, titanic, etc...) e consequentemente onde seriam as palestras e os eventos. Sugiro para auxiliar o ingresso dos novos estudantes a criação de uma página no facebook ou de um canal no youtube, explicando o funcionamento da universidade e dicas de como se dar bem lá.

Beatriz de Luca Patriota

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Carolina Jürgensen Gonçal Dom Jun 25, 2017 7:30 pm

Ao ingressar na universidade é um planejamento presente e futuro ao longo de quatro ano e que podem estende se com um mestrado e um doutorado posteriormente. A tomada de decisão de qual área de estudo se quer escolher para seguir carreira no mercado de trabalho é muito difícil, bem pelo menos para mim o foi pois na escolha se deve ponderar sempre os prós e os contras de cada possível graduação a se cursar.
Eu iniciei os meus estudos em uma faculdade particular, na mesma área que estudo aqui na EACH, contudo descontente com algumas aulas que poderiam sem melhores trabalhadas em sala de aula sentia que deveria ir em busca de mais. Foi então que passei a estudar para o vestibular de transferência externa da USP concomitantemente com as matérias da faculdade.
Ingressei assim no ano de 2017 na EACH e estou muito contente pela organização e pelas propostas e caminhos que vislumbro aqui. A Universidade de São Paulo disponibiliza uma série de incentivos para que o aluno desenvolva projetos acadêmicos sob tutela de um professor orientador, tem uma maravilhosa biblioteca com locais destinados a estudos e distrações para os alunos como atividades de lazer como a Bateria da faculdade, diversos esportes, e sempre ocorrem eventos para participar durante os períodos da tarde.
As dificuldades foram estar perdida na primeira semana, e até mesmo o primeiro mês de aula quanto a localização das salas da aula e quanto saber julgar um professor e a matéria na hora de escolher a grade curricular.
Minhas sugestões para melhorar a convivência no ambiente estudantil no início da trajetória seria a entrega de um mapa simplificado explicando cada prédio da EACH, onde ficam os laboratórios específicos, onde é a sala de cada professor e coisas do tipo. Já quanto a escolha das matérias e as dicas de professores poderia haver uma página no facebook em que os veteranos ajudassem os ingressantes a tomar essas decisões a partir das vivências que estes tiveram a cada curso.
É com o auxílio de todos que construímos o nosso espaço na universidade e trilhamos o nosso caminho com o foco no futuro com uma educação melhor. São docentes, bixos e bixetes, veteranos e ex alunos, que ainda se importam com a faculdade, que contribuirão para o desenvolvimento da educação neste país.

Carolina Jürgensen Gonçal

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Nicole Kitatani Seg Jun 26, 2017 9:04 pm

O ingresso na universidade mudou muito minha vida, uma vez que tive que me mudar do interior para São Paulo. Meu projetos de vida não mudaram exatamente, mas eu passei a ter uma visão mais prática sobre eles, adaptando-os as minhas necessidades. Minha expectativa quanto ao curso e a escola em geral é o aprendizado e uma visão melhor do funcionamento da minha área de escolha, e ao meu ver, a entidade espera dos alunos esforço e bons resultados, principalmente para que a universidade mantenha seu conceito. Logo ao ingressar na EACH, eu tive algumas dúvidas quanto ao funcionamento da escola, disciplinas, programas e etc, no entanto essas são informações disponíveis para os alunos, mas não em um sistema muito simples, então é necessário ter curiosidade e empenho para procurá-las. A criação de uma plataforma mais simples e interativa seria uma boa opção para que os alunos ingressantes se sintam mais incluídos e para que possam sanar suas dúvidas de maneira descomplicada.

Nicole Kitatani

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Larissa Gabriella A Silva Ter Jun 27, 2017 2:40 pm

Ao entrar na Universidade, minha vida mudou bastante. Sou mineira e pretendia continuar morando em Belo Horizonte, não tenho certeza se queria entrar para a vida acadêmica logo após o Ensino Médio, mas a pressão dos meus familiares contribuiu para que eu fizesse o oposto disso. Além da mudança de estado, tenho que me deslocar do outro lado da cidade para ir à faculdade. Fora isso, não tive nenhum outro problema ao ingressar na EACH.
Aos novos estudantes, sugiro que procurem por uma república perto da Universidade para que poupem o tempo de locomoção e, então, ele possa ser melhor aproveitado em alguns minutos de lazer ou estudo extra. Ainda assim, imagino que a criação de uma página no Facebook seria muito útil para os novos ingressantes, com informações sobre seus professores, melhor meio de transporte, onde conseguir moradia etc.

Larissa Gabriella A Silva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ingresso na universidade - Página 2 Empty Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos