Ingresso na universidade

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ingresso na universidade

Mensagem por Admin em Qua Maio 24, 2017 7:48 pm

Agora vamos passar a discutir a vida universitária. O ingresso na universidade trouxe mudanças na sua vida? Você mudou os seus planos ou projetos de vida ao entrar na universidade? Quais as suas expectativas com a vida universitária e o que você acha que a escola espera de você? Ao ingressar na EACH, você teve alguma dificuldade ou não encontrou ajuda para solucionar um problema? Com base na sua experiência, o que você sugere para auxiliar o ingresso dos novos estudantes? Que tipo de informação poderia ser mais acessível? Qual projeto poderia ser desenvolvido para apoiar os novos alunos?

Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/04/2017

Ver perfil do usuário http://acho.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Leonardo Giraldi em Qui Maio 25, 2017 8:56 pm

O ingresso na universidade trouxe muitas mudanças na minha vida: passei a estudar com o intuito de adquirir e construir conhecimento para constituir uma carreira profissional sólida; finalmente estudo tudo aquilo que gosto, que pertence à minha área e que pertence à outras mas que gosto igualmente; e estou me deslocando mais pela cidade, visto que a EACH é o local mais distante de casa que já estudei.
Meus planos e projetos de vida continuam os mesmos após minha entrada na universidade.
Eu espero poder me aprofundar cada vez mais na minha área de interesse e espero cada vez mais portas de oportunidade se abrindo na universidade. Acredito que a USP espera que seus alunos retribuam para a sociedade tudo o que foi investido neles, uma vez que nem 1% da população de São Paulo tem acesso a USP.
Não encontrei nenhuma dificuldade na EACH e tudo o que precisei tirar dúvidas fui muito bem esclarecido pelo corpo de funcionários.
Sugiro aos estudantes ingressantes que fiquem atentos às redes sociais e os grupos de alunos da EACH, pois lá eles postam muitas dicas para as primeiras semanas.
Acredito que uma única página de "Auxílio ao Bixo" seria muito eficaz, pois existem diversas páginas da EACH e pode confundir um pouco.

Leonardo Giraldi

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Laís Fidelis em Qui Maio 25, 2017 10:36 pm

Na minha vida entrar pra universidade e todos os fatores e consequências relacionadas trouxeram muitas mudanças, sair da casa dos meus pais e ficar longe deles, saber lidar sozinha com meus problemas, ter maior responsabilidade sobre minhas coisas e meus afazeres, o modo de estudar também mudou, as matérias são diferentes do que já havia sido aprendido desde o começo da escola, até mesmo do ensino médio. Há um "clima" universitário único e apenas possível de vivenciar, obviamente, na faculdade. Mas apesar dessas consequências nada mudaram meus planos e projetos de vida, sempre os tive bem determinados e ao passar continuei focada neles e busco assim sempre estar. Estar em uma universidade já é uma expectativa por si só, se formar, ser bem sucedido, estar preparado para a vida adulta e para começar uma vida totalmente baseada na sua formação e suas responsabilidades. E essa expectativa é tanto do aluno quanto da faculdade, ambos esperam que o sucesso seja recíproco. No meu caso, já conhecia pessoas aqui da EACH antes mesmo de passar, então quando passei fui muito bem recebida e tive muita ajuda, e acho que na maioria dos casos, mesmo as pessoas que não conheciam ninguém previamente são bem acolhidas pelos veteranos, pelo menos no meu curso e na minha sala assim foi, todos foram muito bem recebidos e tivemos muita ajuda dos veteranos que se dispuseram a dar total apoio a nós. No meu ver, sugeriria que o melhor para auxiliar os próximos calouros é justamente que os veteranos possam estar dispostos a ajuda-los e acolhe-los. Existem os centros acadêmicos dos cursos que são entidades que são os representantes dos alunos do curso na faculdade, essa entidade também é um modo de auxilio aos alunos. Para ajudar os novos ingressantes um projeto que poderia ser criado seria uma plataforma online no estilo manual que dessem dicas sobre os cursos, as pessoas, as matérias, as festas, a faculdade, um manual que fosse mais informal e mais próximo da realidade dos calouros.

Laís Fidelis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Natalia Oliveira em Sex Maio 26, 2017 3:25 pm

Tive duas experiências na Universidade. Sou formada em Lazer e Turismo também pela USP e atualmente estou no primeiro semestre de TM. Me vejo em duas fases completamente diferentes, em todos os aspectos. Quando ingressei pela primeira vez ainda me sentia muito despreparada e tinha muitas dúvidas com relação ao futuro da profissão. Tive muitos problemas decorrentes dessa incerteza, como pressão familiar por continuar o curso, despreparo perante à vida acadêmica etc, e acredito que tudo isso se deu devido à incerteza no curso escolhido. A EACH possui uma proposta diferente de outros campus da USP, e isso é ótimo, porém é importante que os ingressantes e treineiros tenham consciência dessa proposta e relacionem os cursos às suas expectativas profissionais. Cursos com notas de cortes relativamente acessíveis são atrativos para muitos, inclusive para aqueles que estão em dúvida em que faculdade escolher. Isso acaba por gerar consequências no ambiente acadêmico, como altas taxas de desistência ou insatisfação. A nota de corte não pode ser o fator principal na escolha do curso, e digo isso pois foi justamente este motivo que me fez optar por LZT.
Antes de escolher o curso de Têxtil e Moda fiz inúmeras reflexões e tive a certeza que desta vez era o que eu buscava, estou satisfeita com tudo, mas me vejo em todos alunos que atualmente estão insatisfeitos ou com dúvidas em suas escolhas.
No sentido acadêmico, a USP fornece muitas atividades de extensão, envolvimento e pesquisa. Entretanto, baseada em minha experiência, acredito que o apoio psicológico, grupos de discussão estudantil e relacionamento mais próximo a docentes e funcionários sejam as maiores deficiências no ambiente estudantil para os calouros.
Sugestão de projeto: Criar um espaço de bate-papo (anônimo ou não) para todas dúvidas relacionadas à escolha da profissão que podem ser respondidas por alunos, docentes ou ex alunos, e se possível, desenvolver este projeto com apoio da psicóloga do campus.

Natalia Oliveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por BrunaGConechoni em Dom Maio 28, 2017 5:08 pm

A minha experiência com o inicio da vida universitária teve dois caminhos. O primeiro foi fazem três anos, numa faculdade particular aqui em São Paulo e o segundo foi na EACH agora. Mas acredito que o ingresso na universidade muda a vida sempre. Na primeira vez, foi quando me mudei da minha cidade de origem no interior e vim pra São Paulo sem conhecer a cidade e ninguém. Já essa vez, mudou pois aprendi muito mais a cidade, visto que moro longe da EACH e também, acredito que o ambiente universitário público seja totalmente diferente do particular, o que me fez abrir minha cabeça com muitas questões. Os planos da minha vida nunca tiveram uma mudança radical, meu objetivo sempre foi estudar, buscar sempre aprender mais conteúdo, independente de ser da minha área ou não, e é claro, sem bem sucedida.
A minha expectativa aqui na EACH é aprender o máximo possível e passar, de alguma forma, para as pessoas, o meu conhecimento. Acredito que seja o que a usp espera de todos nós. Que sejamos pesquisadores e busquemos sempre tentar utilizar nosso conhecimento com o outro.
Acredito que a faculdade, como qualquer outro meio estudantil, possa ser diferentemente visto pelas pessoas e pela situação de cada um. Alguns acabam achando um ambiente extremamente acolhedor, enquanto outros veem como um ambiente que segrega. Eu, particularmente, não encontrei nenhuma dificuldade que não encontrei ajuda para solucionar, mas acredito que teria que ter um acompanhamento psicológico maior, aberto a mais pessoas, com maiores vagas para esse acompanhamento.
Sobre o projeto, acho muito legal a pagina do facebook para ajudar novos alunos no ingresso pois os veteranos conseguem compartilhar as dificuldades e até as resoluções dessas dificuldades que tiveram por ser algo que as pessoas (os calouros) podem acessar quando precisarem sem ter que efetivamente falar com um dos veteranos, que é algo que muitos se inibem e acabam ficando com a duvida ou problema lá e não consegue resolver.

BrunaGConechoni

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Julia Leriam em Dom Maio 28, 2017 5:36 pm

O ingresso na faculdade não trouxe muitas mudanças na minha vida, o que pude perceber é que, até agora, eu amadureci bastante e passei a ser mais realista. Depois de entrar na faculdade, eu deixei de pensar sobre meus planos de antes e estou tentando construir novos conforme eu for conhecendo as áreas que o meu curso oferece. Eu espero que a vida universitária me traga ainda mais amadurecimento e preparo para o mercado de trabalho, e acredito que a escola espera que eu tenha comprometimento e dedicação.
Ao ingressar na EACH, eu tinha muitas dúvidas em relação a diversos aspectos, por exemplo, em relação ao local das salas onde eu ia ter aulas, à minha grade horária, a como eu poderia me inscrever pra alguma bolsa, e os próprios alunos me ajudaram. Com base na minha experiência, eu sugiro que seja criada alguma ferramenta para ensinar os novos estudantes como funciona o Jupter Web (onde está a maior parte das informações que nós precisamos), onde ficam as salas de aula, dos professores, e a sala da graduação, por exemplo, como faz para se inscrever nos programas de bolsas. Estes tipos de informações deveriam ser mais acessíveis. Portanto, com o objetivo de apoiar os novos alunos, poderia ser criada uma página para os ingressantes, na qual estariam estas informações, além de pessoas disponíveis para sanar possíveis dúvidas.

Julia Leriam

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ingresso na universidade

Mensagem por Ariela Ferreira em Dom Maio 28, 2017 9:09 pm

Com ingresso na universidade mudei de cidade, logo, mudou completamente minha vida, pois morava em uma cidade pequena, chegando em São Paulo a realidade é totalmente diferente, um exemplo é referente ao tempo de deslocamento. Meus planos e projetos de vida continuaram os mesmos, somente um pouco mais fáceis de serem alcançados. O clima universitário é totalmente diferente, as pessoas são mais receptivas e você tem liberdade de expressão. Para auxiliar os novos estudantes sugiro uma plataforma em que eles tirassem suas dúvidas, através de perguntas que fossem respondidas pelos veteranos, e que nessa plataforma também tivesse a opção de perguntas anônimas, para que ninguém ficasse com vergonha de tirar suas dúvidas.

Ariela Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Ingresso na universidade

Mensagem por Samia Katrinny em Seg Maio 29, 2017 10:09 am

O ingresso na universidade trouxe algumas mudanças na minha vida, mas nada de extraordinário, apenas passei a fazer uma rota diferente até o local de estudo e minha rotina ficou mais exaustiva. Meus planos e projetos de vida não mudaram, permanecem os mesmos.
Como expectativas, espero aprofundar meus conhecimentos na área escolhida e aprender coisas novas, tendo cada vez mais oportunidades na universidade. E quanto à USP, acredito que esta espera dos alunos a resposta dos investimentos dados a todos nós.
Ao ingressar na EACH, não tive muitos problemas, os que cheguei a ter foram solucionados rapidamente pela equipe de profissionais da universidade. E para aos estudantes ingressantes, sugiro que façam pesquisas sobre a faculdade e também grupos de alunos da EACH para tirarem todas as dúvidas que lhes surjam. E, para ajudar os novos ingressantes, talvez uma plataforma online fosse uma ótima solução para todas as dúvidas e dificuldades que venham a ter, como um Manual que já tem no site da USP, mas uma plataforma somente para as dúvidas e dicas aos ingressantes seria ótima.

Samia Katrinny

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Giovanna Hage Amorim em Seg Maio 29, 2017 12:15 pm

O ingresso na universidade trouxe várias mudanças na minha vida. A mais importante, com certeza, foi sair da casa dos meus pais e passar a viver em uma cidade maior e mais completa, o que me proporcionou mais liberdade e, por consequência, mais responsabilidade. Ainda, meus amigos e colegas antigos acabaram passando pela mesma experiência, assim como os que acabei conhecendo por aqui, o que acabou gerando uma relação diferente, talvez mais independente e madura. Assim, me sinto mais dona das minhas próprias decisões, tanto das grandes e importantes, como das corriqueiras do dia a dia.
Considerando que a maioria dos calouros vem do interior, minha sugestão é que, antes da primeira semana, todos tenham acesso a um "guia de locomoção em São Paulo", principalmente dos transportes públicos, pois foi a maior dificuldade que encontrei no início.

Giovanna Hage Amorim

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Alex Jezuino de Barros em Seg Maio 29, 2017 2:12 pm

Logo ao ingressar na universidade precisei me mudar de cidade, pela questão da locomoção, maior comodidade, sai de uma cidade muito pequena para uma grande, o que gerou uma certa estranheza e receio no começo, mas logo me acostumei com tudo; meus planos e projetos de vida não se alteraram ao entrar na universidade, já que nunca fiz nenhum para seguir. Nunca tive expectativa alguma quanto a vida universitária e nunca pensei quanto ao que a escola espera de mim, não tende a ser algo relevante para mim; não encontrei grandes dificuldades, já que foi bem fácil encontrar soluções e ajuda para meus problemas quanto a universidade, mas seria de grande ajuda um local onde os novos estudantes pudessem deixar suas dúvidas, de forma direta ou anônima para que veteranos possam ajudar a tirá-las e também ser um lugar para dividir as experiências na universidade.

Alex Jezuino de Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Kelvin Kang em Seg Maio 29, 2017 2:49 pm

O ingresso à universidade trouxe poucas mudanças, porém, significativas, à minha vida. Apesar de um encaminhamento diferente do planejado, o objetivo final continua a ser o mesmo, desenvolver habilidades e adquirir novas ideias e conhecimetos, além de estar aprendendo coisas as quais tenhos maior afinidade, possuindo assim, uma liberdade maior em relação ao aprendizado.
Além de obter novos conhecimentos, pretendo desenvolver e trabalhar melhor as características pessois (sendo uma delas a timidez), e pensar em participar em projetos, como iniciações científicas, em especial, voltadas para inteligência artificial. O que penso a respeito das exigências da universidade para com seus alunos, é que eles aprendam, desenvovam suas capacidades e sejam pessoas capazes de fazer a diferença na sociedade. Ou seja, passar no vesibular não é o fim, e sim o início de uma etapa diferente, aquela que preparará os alunos para o mercado de trabalho, prepara o futuro da sociedade. Levando isso em conta, a escola requer certo nível de esforço de seus alunos, para que eles estejam à altura do reconhecimento que a universidade possui.
As dificuldades encontradas por mim são comuns, acostumar com os locais, a discplina e o ritmo diferenciado, comparado com o ensino médio, entretanto, não tive problemas que não puderam ser solucionados.
As primeiras semanas são as mais importates, é através delas que os alunos formam os laços de amizades, conhecem a escola e podem se acostumar com o ritmo diferenciado do ensino superior, além de poder contar com veteranos para buscarem por informações. Creio que informações sobre como funciona certos locais, como o restaurante universitário, biblioteca, como funciona o esquema de aulas e os plantões de dúvidas que os próprios veteranos realizam, a respeito de bolsas que auxiliam alunos para moradia, transporte e alimentação.
A criação de uma pequena entidade estudantil encarregada de orientar os novos alunos, cedendo tempo para eles em determinados períodos do dia (como na hora do intervalo e após o almoço), o que seria bastante benéfico para os alunos ingressantes.

Kelvin Kang

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Isabela Viveiros em Seg Maio 29, 2017 4:59 pm

Vejamos... Acredito que ingressar na universidade mudou um pouco a minha vida. Desde que iniciei o curso preciso aprender a lidar melhor com o tempo e me organizar (coisa que, obviamente, não sou especialista).
A Faculdade não foi responsável por mudar os meus projetos, pra ser sincera ela era o único projeto que eu tinha em mente para iniciar esse ano. Mas mudou a forma como eu preciso lidar caso eu queria começar algum projeto no futuro, agora preciso garantir que não eles interfiram nas minhas responsabilidades de "estudante universitário".

A minha expectativa em relação a universidade era que seria um pouco mais "cruel" em termos de exigências dos professores, mas como esse é o 1° Semestre, melhor não acreditar muito nisso que a exigência está baixa. Em relação ao que se espera de mim no ambiente acadêmico, acredito que seja a minha participação na produção de conhecimento na Universidade - bom, pelo menos é o que os professores dão a entender de tanto falar em iniciação científica-.
As minhas maiores dificuldades ao entrar na EACH foram: descobrir como acessar o Wi-Fi e entender o que exigia a matéria de Resolução de Problemas exigia dos alunos. Uma forma de resolver esse problema, seria a criação de uma página voltada para explicar sobre a universidade do ponto de vista de outros alunos sobre os diferentes assuntos pertinentes a vida acadêmica.


Isabela Viveiros

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Marcos Henrique Vernilo em Seg Maio 29, 2017 5:07 pm

Ingressar na vida universitária mudou completamente a minha vida, tive que sair do meu antigo emprego e de outra universidade particular para estudar na USP, pois o curso é oferecido exclusivamente no período matutino. Devido à essa mudança, muitos planos tiveram que mudar também, como por exemplo ter um plano de carreira no trabalho ou ter a vida corrida e remunerada que eu tinha, estou aprendendo ainda a lidar com essas mudanças. Outra grande mudança é que antes de entrar no curso da USP, estava buscando uma formação bem mais voltada ao mercado de trabalho, para fortalecer minhas raízes no emprego, mas com a mudança de faculdade, comecei a dar mais atenção à outros desejos que tinha como por exemplo iniciar uma vida acadêmica.
Minhas únicas expectativas com a vida universitária é a qualificação, quero me formar sendo o melhor profissional possível, com amplo conhecimento e preparo seja para uma vida acadêmica, seja para o mercado de trabalho. Claro que a instituição espera que eu retorne os mesmos resultados que eu espero da universidade. Ela pede excelência em todos os alunos e todos os trabalhos, sem contar com o incentivo à pesquisa, quase exclusivo, onde nenhuma outra universidade tem tamanho enfoque.
A maior dificuldade que eu tive ao ingressar na EACH foi me localizar no campus. Embora no dia da matrícula eu tenha recebido um mapa e este mesmo mapa estar disponível no site, não foi fácil encontrar as salas de aula, e pra piorar os veteranos apelidam todos os prédios de forma que fica mais difícil ainda saber onde vai ser a aula. Senti uma grande necessidade de ter um grande mapa nas entradas que ajudaria bastante, colocar placas informativas por todos os cantos da EACH e ainda se possível colocar seus respectivos apelidos para facilitar a vida do universitário ingressante. Outra ideia que facilitaria a vida dos alunos seria ter uma visita monitorada, seja pelos veteranos, seja pelos professores, no primeiro dia de aula.

Marcos Henrique Vernilo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017
Idade : 28
Localização : São Paulo, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por AnnaCouto em Seg Maio 29, 2017 9:18 pm

A EACH mudou minha vida completamente, pois, uma vez que o trajeto casa-escola-casa todo dia era demasiado cansativo, tive de procurar algum lugar nas redondezas da faculdade para morar, o que mudou drasticamente a minha rotina. No entanto, o curso acabou por não ser o que eu esperava e, por causa disso, tenho de repensar possibilidades de prestar para outra faculdade.
O que pode ter causado alguma desilusão em mim é, talvez, pensar que a faculdade teria sido mais fácil e requerido menos trabalhos, por ser o curso de Têxtil e Moda e não uma engenharia ou Medicina. Aprendi que em meu curso temos uma quantidade imensa de trabalhos, apesar de poucas provas, mas que consome mais o tempo do aluno e exige dele mais atividade e comprometimento, uma vez que tais projetos demoram vários dias e etapas.
Penso o que eu mais gostaria de ter ouvido assim que entrei na EACH são:
- A disciplina de Resoluções de Problema é aprender a fazer trabalhos científicos e ela é muito importante
- A comida do bandejão parece ser gostosa no primeiro dia, mas, depois de dois meses, descobre-se que ela é mais o que parecia ser
- Cuide bem do seu cartão provisório para a entrada do bandejão - costuma haver problemas com os cartões definitivos
- A EACH tem lugares incríveis para estudar e passar a tarde, como o lab ou o deck e as salinhas de RP

AnnaCouto

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Liliane da Silva em Seg Maio 29, 2017 9:44 pm

O ingresso na universidade trouxe mudanças na minha vida. Meus planos permanecem os mesmos, faço o curso que escolhi e que já tinha como meta. Minhas expectativas com a vida universitária são abrir um leque de opções maior para o meu futuro profissional, creio que a escola espere de mim uma aluna extremamente dedicada e focada na universidade (as cobranças e infinitos trabalho já deixaram isso claro). A Semana de Recepção poderia ser um pouco mais interativa e menos maçante para os próximos ingressantes e eles deveriam ter mais voz durante a mesma e ter mais atividades além de palestras. Informações específicas sobre cada curso deveriam ser mais acessíveis e melhor explicadas, um projeto que pode apoiar os novos alunos é estabelecer uma "feira de cursos" durante a Semana de Recepção onde os ingressantes poderiam obter informações sobre seus cursos em stands com alunos que já estão cursando, nesse mesmo esquema, poderiam haver também stands explicando a Iniciação Científica e o Intercâmbio, as palestras não precisam, nem devem, ser deixadas de lado, mas podem receber menos destaque.

Liliane da Silva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Amanda Moreira em Ter Maio 30, 2017 10:53 am

Sim, o ingresso a EACH fez com que muitas mudanças ocorressem na minha vida, eu não estava planejando entrar na faculdade esse ano, logo, coisas que eu planejava fazer em 2017 terão que ser adiadas. No geral, percebi que com o ingresso a faculdade, eu tive que me tornar mais independente e responsável com meus afazeres.
Sobre coisas que acho que poderiam ser melhoradas...Acho que informações sobre bolsas/intercâmbio deveriam ser melhor explicadas na semana de integração, pois no ano de 2017 foram muitas palestras maçantes e consideradas desnecessarias pela maior parte dos alunos; também considero que os lugares poderiam ser melhores explicados, pois a frase "vai na graduação" para alguem que não conhece bem, é extremamente vaga e pouco útil.

Amanda Moreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por HugoBCuri em Ter Maio 30, 2017 11:12 am

Eu não alterei minha rotina ao entrar na universidade, pois já estudava antes e continuo estudando com uma carga horária menor.
A universidade mostrou novos caminhos e oportunidades relacionados ao meu curso mas que eu já esperava ou sabia.
Acho que algumas informações poderiam ser mais claras, como a ementa de cada matéria e alguns recursos da universidade e alguns programas como o intercâmbio.
Não encontrei grandes dificuldades em relação ao ingresso, obtive muita ajuda de amigos e veteranos.
Acredito que os diretórios acadêmicos(especificamente o DASI) tiveram grande importância no meu aprendizado e acho que poderiam ajudar nos outros cursos também, caso ainda não ajudem.

HugoBCuri

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Gabriela Nardin em Ter Maio 30, 2017 4:25 pm

O ingresso na faculdade alterou muito a minha vida. Como sou do interior do Estado, acabei me mudando para São Paulo, e morando perto da EACH, isso trouxe para mim muita responsabilidade e independência. Nunca tinha morado sozinha, ou ficado tanto tempo sem a presença dos meus pais, então isso alterou muito a minha rotina e me aterrorizou nos primeiros meses. Meus planos não foram alterados, estou no curso que eu tanto almejava e que espero seguir na minha carreira profissional. Porém, houve uma quebra de expectativa com o ciclo básico, já que devido a ele, tenho poucas matérias do meu curso. Encontrei dificuldades para entender com funcionava os programas de bolsa e de iniciação cientifica.
Ao ingressar na EACH, recebi muito a ajuda de veteranos, e de outros bixos que se encontravam tão perdidos quanto eu. As redes sociais deram muito auxilio para se adaptar na universidade, tal que para novos calouros, sugeriria que procurassem as redes sociais da EACH(existem várias, e separadas por cursos também). Informações como a localização de salas e laboratórios poderiam ser mais acessíveis. Um projeto a ser desenvolvido com novos alunos, poderia ser um tour pela EACH, ministrado pelos proprios veteranos, ou professores.

Gabriela Nardin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Anderson Pereira Barbosa em Ter Maio 30, 2017 4:42 pm

Então... Essa é a segunda vez que eu entro na universidade, portanto não fiquei muito perdido, pois já sabia mais ou menos como que é o funcionamento, e para o que eu não sabia, os veteranos auxliaram bastante, principalmente com a adoção do "apadrinhamento", onde cada bixo tem dois padrinhos para o auxiliar nesse começo de uma nova experiência de vida. Então nesse quesito eu não tive problemas.
Porém, se for considerar minha primeira experiência de ingresso na universidade, foi algo bem complicado. Foram muitas siglas surgindo sem maiores explicações, o JúpiterWeb, a falta de integração entre veteranos e bixos e entre bixos e bixos também... Felizmente não vivi nada parecido nessa segunda vez. Talvez porque o ambiente tenha mudado, ou talvez porque eu mesmo mudei.

Anderson Pereira Barbosa

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Fernando Casarotto em Ter Maio 30, 2017 4:54 pm

A entrada na universidade em si foi algo bem tranquilo, por conta da receptividade dos veteranos, que além de solucionar dúvidas gerais e tirar o receio da mudança, se mostraram bem amigos, aspecto que mais me agradou na universidade em si.
Com relação as expectativas, fui surpreendido porque a faculdade oferece muitas possibilidades de atuação na área, abrindo mais a sua cabeça para considerar outros planos ou mesmo acrescentar algo a eles.
Porém mesmo assim para algumas coisas o ingressante tem que aprender por si próprio, como os conteúdos das aulas que podem parecer confusos inicialmente, e seria bom um maior esclarecimento, com dicas .

Fernando Casarotto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Nataly Patti em Ter Maio 30, 2017 5:54 pm

O ingresso da universidade me trouxe as mudanças que esperava, especialmente relacionadas aos estudos. Depois de passar a maior parte da minha vida tendo que estudar coisas que não teriam de fato utilidade para mim, agora posso estudar, com algumas exceções, matérias que eu gosto e que vão agregar e me preparar para minha vida profissional.
Além disso, as oportunidades que a USP oferece dentro da faculdade, ampliou minhas expectativas com a vida acadêmica, já que a princípio eu pensava em estudar e logo buscar um estágio, e agora prefiro usufruir de atividades dentro da faculdade para futuramente, quando estiver mais capacitada, ingressar no mercado de trabalho.
Sobre as dificuldades de adaptação com a universidade, a semana de recepção e principalmente as entidades de cada curso, foram muito acolhedores e eficientes em situar os alunos dentro do campus e do curso. Apesar de que ainda exista a necessidade de divulgação de algumas informações, como os canais de comunicação da EACH nas redes sociais, que são muito uteis para se situar e se familiarizar com a faculdade.

Nataly Patti

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Diegomera em Ter Maio 30, 2017 11:48 pm

O ingresso na universidade trouxe algumas mudanças, embora a rotina permaneça bem parecida com a do ensino médio, tirando a questão da distância percorrida até o campus, pouco foi alterado.
Não houveram grandes mudanças nos projetos e planos para o futuro, embora novas idéias e oportunidades tenham vindo a tona.
Sobre as expectativas, elas são positivas, agora que estou estudando assuntos que sejam de meu interesse (pelo menos algumas matérias despertam meu interesse, enquanto outras pouco agregam a formação profissional).
Sobre dificuldades, não houve nenhuma digna de nota, os veteranos e membros do Diretório Acadêmico foram muito prestativos e ajudaram com quaisquer dúvidas que eu possuísse.

Diegomera

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O ingresso na universidade

Mensagem por Marcela Moraes em Ter Maio 30, 2017 11:55 pm

O ingresso na universidade não me levou a fazer mudanças drásticas como as de alguns outros estudantes, como mudar de casa, largar algum outro curso, praticamente sequer mudou minha rotina matinal como acordar mais cedo ou coisa do tipo, inclusive estou acordando meia hora mais tarde do que no ano passado pois a Each é mais perto da minha casa do que a escola onde fiz ensino médio. Mas não posso dizer que não houve nenhuma mudança, foi uma mudança mais psicológica: percebo que já amadureci muito nesses primeiros meses de aula, nunca fui uma pessoa dedica aos estudos mas agora que estou estudando o que quero sinto maior necessidade de me esforçar, tanto nas matérias que gosto como nas que detesto como as do CB (para não ter que passar por elas novamente), sinto maior responsabilidade por conta dos inúmeros trabalhos que tenho para fazer, principalmente os em grupo pois não quero deixar os outros alunos em situação ruim só por minha causa. As minhas expectativas de modo geral estão sendo realizadas, exceto pelo CB que me decepcionou e pela surpresa positiva que foi a ampliação dos meus horizontes para a vida acadêmica e também de futuros trabalhos.  A principal coisa que ainda encontro dificuldades é para entender como funcionam os programas de bolsas, iniciações cientificas e intercambios, quando pergunto sobre o assunto sempre aparecem com muitos termos e siglas difíceis dando a impressão de que eu deveria saber de tudo isso.

Marcela Moraes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por rogeriomfneto em Qua Maio 31, 2017 2:18 pm

O ingresso na faculdade trouxe mudanças principalmente em minha rotina de estudos e locomoção. Antes a escola se localizava a 20 minutos de minha casa, agora preciso de duas horas pra chegar à faculdade, e além disso a rotina de estudos se tornou um pouco mais pesada, devido às demandas do curso. Após entrar na faculdade minha visão sobre carreira acadêmica mudou, hoje me encanto muito mais por pesquisa e por ser professor, muito provavelmente me qualificarei para continuar nessa área. Espero aproveitar minha vida acadêmica ao máximo, usufruindo de tudo que a universidade tem a me oferecer. Creio que universidade não espere nada mais do que minha colaboração, cumprindo meus deveres enquanto aluno, estudando e contribuindo com o que eu puder. As maiores dificuldades foram quanto à localização das salas, que, pelo menos para os calouros não são tão bem sinalizadas. Outro ponto complicado foi a identificação das matérias através de códigos, o que dificultou um pouco minha orientação com o Tidia no inicio. Creio que melhores sinalizações de salas e pontos onde ocorrerão os eventos de integração facilitariam e muito a vida dos calouros, pelo menos nas primeiras semanas. A semana de integração também poderia ser melhorada, liberando os veteranos para que a integração fosse mais calorosa e não apenas calouros interagindo com calouros. Além disso, palestras explicando métodos eficientes de estudo para cada estilo de matéria seria muito interessante e facilitaria grande parte do processo de aprendizagem.

Rogério Marcos Fernandes Neto

rogeriomfneto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Higor Moles em Qua Maio 31, 2017 11:25 pm

O ingresso na universidade ocasionou algumas mudanças na minha vida e cotidiano. A locomoção até o local de estudo foi um dos principais fatores. Durante minha época escolar, não precisava locomover-se por grandes distâncias e além disso não utilizava o transporte público para ter acesso ao local. Contudo, atualmente utilizo frequentemente o transporte público e gasto bom tempo na locomoção até a universidade. Outro fator é que minha rotina de estudos está mais regrada e intensa. O ingresso na universidade não alterou, até o momento, minhas perspectivas de carreira e objetivos. Creio que a Escola espera de mim comprometimento e empenho.
Tive algumas dificuldades ao entrar na universidade, como por exemplo, localizar salas, conhecer o campus, como chegar até a universidade. Entretanto, com ajuda de amigos, consegui solucionar essas dúvidas sem grandes problemas. Para os futuros ingressantes, aconselho que entre em contato com Veteranos para auxiliar em dúvidas e questões que não estão respondidas explicitamente. A criação de uma página no Facebook, blog, canal no Youtube, gerenciados por alunos poderia ser uma ferramenta de grande utilidade para responder dúvidas de ingressantes.

Higor Moles

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ingresso na universidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum