ACHO151 2017
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O jovem na cidade

+43
Amanda Moreira
Jessica Alves
Luana de Moura
Pedro Del Vecchio
Lelis
Julia Leriam
Gabriela Nardin
Ana Magalhães
MaviMacedo
SamuelCaetité
Anderson Pereira Barbosa
ViRoqueMMX
Soraia Noronha
Guilherme Gonzalo
Claudia
Carolina Jürgensen Gonçal
Roberto Imaeda
BrunaGConechoni
juliananavarro
Gabriel Côrtes Loureiro
Samia Katrinny
AnnaCouto
HugoBCuri
Isabella Moraes de Souza
Marcos Henrique Vernilo
Beatriz de Luca Patriota
Nataly Patti
Gabriel Viana de Moraes
Fernando Casarotto
Lucas Pereira
Higor Moles
rogeriomfneto
Kelvin Kang
Luis Henrique Zimmermann
Vitor Quintino
Diegomera
AiltonDomingues
Roberta Guilherme de Melo
Isabela Viveiros
Leonardo Giraldi
Alex Jezuino de Barros
Ariela Ferreira
Admin
47 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O jovem na cidade Empty O jovem na cidade

Mensagem por Admin Ter Abr 18, 2017 3:54 pm

Vamos iniciar a discussão debatendo como o jovem vivencia a cidade. Onde ele é visto ou encontrado? Ele está mais presente nos espaços públicos ou privados? Quais são as vantagens e os obstáculos que a cidade apresenta para os jovens?

Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/04/2017

https://acho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty O jovem na cidade

Mensagem por Ariela Ferreira Dom Abr 23, 2017 9:32 pm

O jovem vivencia a cidade de diversas formas, o seu comportamento depende do seu objetivo final. Depende do poder aquisitivo do indivíduo para saber o local que ele frequenta, em linhas gerais, quando possui um poder aquisitivo elevado, ele normalmente está presente em lugares privados e um poder aquisitivo baixo, normalmente em lugares públicos. A vantagem que a cidade oferece é ir preparando o jovem para a vida adulta, e o obstáculo é a dificuldade de locomoção, pois esse depende do transporte público (que muitas vezes não funciona como deveria) ou de alguém que o leve para seu destino.

Ariela Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty O jovem na cidade

Mensagem por Alex Jezuino de Barros Dom Abr 23, 2017 11:44 pm

O jovem é encontrado normalmente em lugares da cidade como escolas, universidades e onde seus grupos de amigos e outros jovens costumam se encontrar ou frequentar (shoppings, parques, bares e etc.), sendo esses lugares tanto públicos, quanto privados, mas o que determina em qual deles estarão mais presentes acaba sendo o poder aquisitivo, tanto para arcar com os custos dentro de alguns locais privados, quanto aqueles necessários para chegar nesses locais, sejam eles privados ou públicos, pois um dos obstáculos enfrentados pelos mesmos é a questão da mobilidade, seja pelo preço ou a qualidade dos transportes públicos. Outro obstáculo também acaba sendo a falta de oportunidades de empregos para quem possui pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, que é o caso de muitos jovens que estão a procura de uma oportunidade de emprego, pois por mais que a cidade dê uma maior oportunidade de obter qualificações diversas, como cursos técnicos ou superiores, ainda tem dificultado a entrada dos mesmos no mercado de trabalho.

Alex Jezuino de Barros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Leonardo Giraldi Sex Abr 28, 2017 6:52 pm

Acredito que essa pergunta poderia ser menos generalizada, pois existem diversos “tipos” de jovens em uma cidade. Os jovens se dividem em grupos de acordo com seus gostos e vontades. A classe social a que pertence também é um fator decisivo nessa confluência para um grupo. Desse modo, a maneira como o jovem vivencia a cidade vai depender de qual grupo esse jovem pertence. Mas de uma maneira generalizada podemos responder a essa pergunta da seguinte maneira:
O jovem é encontrado principalmente nos espaços privados da cidade, como os shoppings centers. Mas atualmente vem crescendo o número de opções de lazer para os jovens nos espaços públicos: parques, avenidas que são fechadas para passeio em certo dia da semana e programas criados nos centros culturais.
Um grande obstáculo que a cidade impõe para o jovem é a diminuição nas oportunidades de ascensão profissional, uma vez que as taxas de desemprego sobem a cada mês. Outro obstáculo está na repressão que é feita sobre a manifestação cultural do jovem, como por exemplo o grafite e as festas em espaços públicos.

Leonardo Giraldi

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Isabela Viveiros Seg maio 01, 2017 8:17 pm

Um bom exemplo de onde o jovem pode ser encontrado na cidade é a Avenida Paulista e seus arredores.Por apresentar uma grande quantidade de estabelecimentos diferentes, como: cursinhos, faculdades, museus, centros culturais, bares, shoppings, cinemas, teatros, lanchonetes, lojas para diferentes tipos de poder aquisitivo, empresas, entre outros locais, fazem dela o melhor espaço para definir o jovem.
A juventude é muito plural, cheia de "tribos", gostos e posições. A Avenida Paulista é, de certa forma, um espaço que proporciona isso ao jovem.

Isabela Viveiros

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Roberta Guilherme de Melo Ter maio 02, 2017 8:15 am

Bom, trabalho em um Centro para Juventude em uma comunidade em alta vulnerabilidade social, o jovens que atendo não tem acesso a políticas publicas culturais e esportivas de qualidade, na realidade esses eixos que tem conexão com a qualidade de vida não é vivenciado pelo público que atendo. O jovens são estimulados a ingressarem no mercado sem experiência alguma com foco nas necessidades básicas. Mesmo com a ampliação dos servicos publicos e privados percebo que a juventude não sabe usar ou efetivamente não tem acesso.

Roberta Guilherme de Melo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por AiltonDomingues Ter maio 02, 2017 11:04 am

O jovem do século 21 vivencia a cidade de modo a questiona-la. Conforme as décadas se passam, o conhecimento se dissemina e os preconceitos se erradicam, mais e mais pilares socias se colocam à prova, e cabe aos jovens de hoje criticá-los. Assim, a cidade para os jovens se tornou um ambiente duvidoso e instável, que os mantêm em um constante desconforto pessoal.
Além disso, devido ao forte vínculo entre as cidades modernas e as tecnologias globalizadas, os jovens se prendem ao mundo virtual, mantendo seus questionamentos sociais, porém ainda mais distantes da cidade que muitas vezes os reprimem e os forçam à seguir caminhos que não condizem com as vontades desse jovens aprisionados.

AiltonDomingues

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Diegomera Ter maio 02, 2017 11:24 am

O Jovem vivencia a cidade tanto como um ambiente de aprendizado como um ambiente opressor, ao mesmo tempo em que ela oferece inúmeras possibilidades de aprendizado, muitas vezes ele é julgado pelas decisões que toma, com relação ao local onde se encontra, é possível observar ele tanto nos espaços públicos (seja em parques, ruas, faculdades e etc) quanto em ambientes particulares (suas casas e ambientes semelhantes), embora seja mais fácil observa-lo no espaço público; a cidade oferece inúmeras vantagens, desde infraestrutura melhor (para aprendizado, serviços públicos) mas ao mesmo tempo apresenta desvantagens como o excesso de informação e a facilidade com a qual o jovem pode entrar em contato com mas influências.

Diegomera

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Vitor Quintino Ter maio 02, 2017 3:11 pm

Nos 17 anos de século XXI, pudemos observar um grande desenvolvimento tecnológico e intelectual. O jovem atual, por ter nascido e vivido nessa época de tantas transformações, acompanhou todo esse desenvolvimento e fez parte dele como agente transformador e opinioso. Por fazer tão parte desse novo "sistema" (tecnológico, informativo, comunicativo, com uma maior liberdade de opinião), creio que o espaço que o jovem mais se encontra é a internet. É um espaço em que eles podem se expressar livremente sobre suas opiniões políticas e opiniões de assuntos diversos, além de compartilharem o que quiserem (claro, dentro dos termos de uso do site ou rede social); podem procurar mais informação sobre tudo que quiserem; podem fugir da opressão que sua manifestação artística sofreria nas ruas (além de que na internet, sua arte pode ter um maior alcance); podem marcar encontros com amigos ou pessoas, para festejar ou debater sobre assuntos; etc. Além disso, os jovens também passam um grande tempo em ambientes privados, como faculdades, restaurantes, bares, festas, escolas, etc, e recentemente vem crescendo o número de opções de atividades públicas, que podem ser escolhidas pelos jovens. Também passam muito tempo em transportes coletivos, visto que para se deslocar pequenas distâncias, o tempo é muito grande, o que é um grande problema e faz com que cada vez mais jovens busquem mais conhecimento na internet. Em suma, creio que o principal lugar que o jovem vive em pleno século de transformações tecnológicas tão grandes é a internet.

Vitor Quintino

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Luis Henrique Zimmermann Ter maio 02, 2017 3:55 pm

O jovem na cidade é uma figura cada vez mais presente, em vários sentidos. O jovem está em todos os espaços, públicos e privados. Shoppings, supermercados, ruas, praças, parques. A vida do jovem não se restringe mais apenas a escola. O jovem está se espalhando pela sociedade. É possível ver os jovens por toda parte, com sua importância pela cidade. Alguns participando ativamente do mercado do trabalho, outros de movimentos sociais, e por aí vai. Podemos pensar que os jovens estão virando adultos mais cedo, pois eles estão cada vez mais presentes em todos os locais da cidade, locais antes acessíveis somente por adultos anteriormente. Hoje vemos jovens engajados com politica cedo, jovens que buscam o sustento próprio o mais cedo possível, conciliando estudo com trabalho. O jovem tem um papel cada vez mais importante nas cidades

Luis Henrique Zimmermann

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Kelvin Kang Ter maio 02, 2017 4:35 pm

O jovem possui uma grande influência na sociedade, sendo este principal causador das mudanças socias. Ele pode ser encontrado nos mais diversos lugares, como em universidades, shopping, cinemas, bares e em festas. Levando em conta a presença em quantidade, os joves estão mais ativos em ambientes públicos, com grande concentrção em universidade, escolas e parques, sobretudo, em épocas que os jovens lutam por sues direitos, há grande presença deles em manifestações, como durante a ditadura militar. Há a presença deles também em ambiente privados, como as unidades particulares e em empresas, entretanto, a presença deles em ambientes públicos é maior.
A sociedade está se tornando cada vez mais complexa e sofrendo mudanças mais frequentemente, sendo, então, desafios para os jovens, que precisam adaptar-se às mudanças e adequar-se à complexidade da sociedade por viverem em um mundo globalizado.
As cidades proporcionam aos jovens uma grande ferramente, a internet. Essa ferramente permite a eles debaterem sobre a sociedade através de redes sociais, como facebook, e em fóruns, alé, de lhe proporcionarem a possibilidade a adquirirem uma grande qantidade de informação ao redor do mundo em questão de segundos.

Kelvin Kang

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por rogeriomfneto Ter maio 02, 2017 4:38 pm

Em constante movimento, os jovens da atualidade se encontram em todos os espaços existentes, inseridos nesse dinamismo inerente à modernidade. Não podemos classificar os jovens como um objeto de estudo uniforme, devido a sua grande multiplicidade de virtudes, que varia principalmente com o ambiente em que está inserido. Portanto, encontramos os jovens nos ambientes e grupos em que podem se expressar livremente, sem discriminação ou qualquer outra forma de prejuízo. Taís ambientes e grupos entretanto irão depender da identificação do jovem. Embora seja mais difícil, pode-se encontrar jovens de situação financeira mais precária se relacionando com outros de classe mais alta, e vice versa, frequentando tanto espaços públicos - como,praças e parques - como espaços privados - festas e shoppings, por exemplo. Penso que as cidades e outras entidades governamentais falhem bruscamente em desenvolver os talentos dos jovens, extraindo o que podem oferecer de melhor. Em contrapartida essas mesmas cidades oferecem boa expressividade para os jovens, que quase sempre, tem oportunidade de se inserir em um grupo.

Rogério Marcos Fernandes Neto

rogeriomfneto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Higor Moles Ter maio 02, 2017 4:43 pm

O jovem ,dentro do âmbito social, é caracterizado como um agente influenciador e opinativo, passível de gerar mudanças sociais e construir diversidade em seu meio. Essas características reflete diretamente nos locais onde os jovens se encontram na cidade. Universidades e escolas, por exemplo, são fortemente presenciados pelos jovens. Além disso, espaços de entretenimento como teatros, cinemas, shoppings, e baladas são frequentados pela juventude. As condições econômicas são determinantes para um jovem quanto ao tipo de local que são frequentados, público ou privado, sendo assim a condição econômica um canal para a segregação social. A cidade apresenta diversas oportunidades na área intelectual e lazer, contudo o jovem ainda precisa enfrentar problemas comuns na cidade como preconceito, violência, isolamento social e desigualdade social.

Higor Moles

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Lucas Pereira Ter maio 02, 2017 4:54 pm

De certa forma, é correto dizer que o jovem é o grande motor cultural e social das comunidades, especialmente quando nos referimos a ambientes públicos, apesar de eles também estarem presentes em ambientes privados. É muito comum vermos manifestações culturais diversas promovidas por grupos espontâneos de adolescentes e jovens adultos que buscam um espaço para demonstrar sua opinião e seus pensamentos. Afinal, o jovem é fundamental quando nos referimos a mudanças nessa estrutura social, pois são eles que sempre buscam por novos espaços, e questionam antigos dogmas. No século XXI, o jovem encontra mais facilidade em encontrar seus pares através das redes sociais, por exemplo. Talvez a maior dificuldade sejam alguns casos inerentes, como o da violência e do preconceito de um grupo minoritário, que por muitas vezes entende de maneira equivocado muitos comportamentos de jovens, o que as vezes levam a conflitos entre gerações.

Lucas Pereira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Fernando Casarotto Ter maio 02, 2017 4:58 pm

Em um tempo de acelerado desenvolvimento e aumento da diversidade, de modo geral, o que se nota é que o jovem é encontrado em todos os lugares, desde locais de lazer até empresas e centros urbanos, devido ao transporte público, que facilita o rápido acesso entre diversas regiões, e ao aumento prematuro das responsabilidades, que força os jovens a se conectarem com diversas informações.
O local em que mais se encontram, porém, leva em consideração outros fatores, tais como classe social e padrões de comportamento, porém de maneira geral ele se encontra bem distribuído, com maior presença em espaços privados.
Enfim, por estar integrado e ser ativo na cidade, o jovem está sujeito a todos os riscos presentes na sociedade, tais como segurança e má qualidade de serviços, individualismo e concorrência. Ao mesmo tempo, encontra espaço amplo para desenvolver suas ideias, contribuir para um coletivismo maior e aumentar seu conhecimento.

Fernando Casarotto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Gabriel Viana de Moraes Ter maio 02, 2017 6:00 pm

O jovem está localizado em diversas áreas da cidade, para cada qual atende a um grupo específico de jovem. Estes grupos são influenciados por renda, personalidade e relações de amizade.
Shoppings, cinemas, parques e boates são exemplos de lugares onde eles frequentam. Vale ressaltar as instituições de ensino, as quais boa parte dos jovens estão inseridos, a fim de adquirir conhecimento e florescer suas ideias de sociedade, tal como seus valores morais e relacionados.
Não se pode discutir com precisão em qual âmbito da cidade o jovem esteja mais ou menos inserido (público/privado), pois ambos são utilizados para diferentes fins, sendo eles, portanto, elementos independentes.
A cidade proporciona, além de lazer, possibilidades de adquirir conhecimento e interação. Contudo, vale lembrar que para os jovens das classes mais "abastadas", a cidade pode ser considerada um lugar de opressão, a qual suprime as oportunidades destes em comparação de seus semelhantes de classes mais "altas".

Gabriel Viana de Moraes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Nataly Patti Ter maio 02, 2017 6:29 pm

No contexto atual, de uma sociedade repleta de individualismo, o jovem, por mais que seja em geral, muito envolvido com a tecnologia, este ainda é o mais visto em locais para lazer e interação pelas cidade. Partindo desse ponto de visto, podemos citar locais como: barzinhos, parques, eventos culturais, shows etc. Sendo que, as condições socioeconômicas e os interesses pessoais de cada adolescente influencia não somente nos locais que estes frequentaram como também em um tendência de criação de laços de amizades com jovens que compartilhem dessas mesmas características.

Nataly Patti

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Beatriz de Luca Patriota Ter maio 02, 2017 6:45 pm

A condição de juventude é vivenciada de diferentes modos, em função das diferenças sociais e de parâmetros como o dinheiro, educação, trabalho, lugar de moradia, tempo livre, entre outros. Portanto dependendo desses fatores o jovem pode ser encontrado tanto em ambientes privados quanto públicos. Embora espaços públicos ofereçam cada vez mais programas interessantes, a grande maioria juvenil se encontra nos privados, como shoppings, baladas e bares, pois as vezes não possuem conhecimento sobre tais lugares públicos, ou devido à localização destes, já que a maioria dos centros culturais, por exemplo, estão localizados no centro de SP, se torna um grande obstáculo para quem não mora muito perto e necessita de transportes públicos para se locomover. Mas no geral a cidade tem muita coisa boa para oferecer, ela oferece inúmeras oportunidades, sejam culturais ou profissionais e como consequência a concorrência cresce cada vez mais.

Beatriz de Luca Patriota

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Marcos Henrique Vernilo Ter maio 02, 2017 7:34 pm

Os jovens hoje em dia podem ser encontrados em diversos lugares. Tanto os de classe mais privilegiada quanto os de classes mais baixas. Os ambientes desses jovens também são bastante parecidos entre si, separados apenas pela sua classe social, o jovem que tem um maior poder aquisitivo, frequenta shoppings, restaurantes e baladas mais caras da cidade, acompanhando o seu ritmo financeiro, já o jovem que possui uma classe mais baixa, pode evitar uma despesa ou outra, mas também frequenta os mesmos tipos de ambientes, com preços mais populares, a diferença é que o primeiro quer ser exclusivo, que se cercar, se isolar, se sentir seguro, já o segundo, quer ser incluído, quer ascender, se aproximar dessa classe mais "nobre" e diminuir essa desigualdade ou desvantagem. A utilização do espaço público vem sendo pelos dois tipos de jovens, pois o objetivo aqui é ser um passeio mais alternativo do que as paredes fechadas dos shoppings, que sempre tem horário para fechar, mas posso notar públicos dos mais diversos níveis sociais tomando os maiores espaços públicos de São Paulo hoje, não somente pelos jovens, mas com grande participação deste. Esta tomada é já uma grande vantagem que podemos usufruir de São Paulo, um meio acessível de diversão para todos, seus obstáculos podem ser a falta de segurança, a constante mudança de gestão da prefeitura, o que pode acabar com o programa, e sua locomoção até o espaço publico, que muitas vezes está localizado no grande centro, separando as periferias que deveriam ser as grandes beneficiadas.

Marcos Henrique Vernilo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017
Idade : 34
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Isabella Moraes de Souza Ter maio 02, 2017 8:00 pm

A predileção de um jovem pelo espaço público ou privado está profundamente associada à sua classe social e identidade. Aqueles de maior poder aquisitivo não costumam sentir-se atraídos por lugares públicos, seja pela impressão de menor segurança oferecida ou de contato com classes “inferiores”. Além disto, encaixar-se em uma “tribo” pode facilmente guiar o jovem a algum outro tipo de passeio que não seja os convencionais shoppings.

Isabella Moraes de Souza

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por HugoBCuri Ter maio 02, 2017 8:10 pm

O jovem tem duas possíveis alternativas para interagir na cidade: o espaço público e o privado. Esses espaços são acessador por tribos diferentes com finalidades diferentes, em muitos casos, o espaço privado é restrito (não explicitamente, mas sim implicitamente) àqueles que detém poder financeiro elevado. Portanto, aqueles que não obtém grande renda se limita ao espaço público. Assim, para se viver na cidade é necessário que haja adaptações de acordo com sua renda (isso pode vir a ocorrer de forma "natural"). Entretanto, deve-se lutar para que as disparidades sejam equilibradas e todos possam obter as mesma oportunidades.

HugoBCuri

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por AnnaCouto Ter maio 02, 2017 8:34 pm

O jovem é, talvez, o que mais faz uso dos espaços públicos, principalmente os culturais e entretenimento e sua presença nos espaços privados é determinada pela seu poder aquisitivo. As vantagens são mais relacionadas à liberdade de se locomover pela cidade devido ao transporte público e as desvantagens, à falta de segurança.

AnnaCouto

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty O jovem na cidade

Mensagem por Samia Katrinny Ter maio 02, 2017 8:47 pm

O ambiente urbano é dividido em uma ampla gama de domínios privados e públicos, os quais são frequentemente distintos por gênero, classe e diferenças étnicas em seu uso. As áreas onde os jovens estão mais presentes podem ser tanto o privado quanto o público, que incluem lugares como ruas, parques, escolas, estações de trem/metrô, shoppings, comércios, etc. A presença nesses ambientes irá depender do poder aquisitivo na maioria das vezes, e do gosto pessoal. Quanto às vantagens da cidade, estão as várias oportunidades disponíveis para se construir um futuro (cursos por exemplo), e no mesmo rumo, os obstáculos se encontram. Apesar de ter cursos técnicos e faculdades públicas disponíveis aos jovens, falta a oportunidade de emprego.

Samia Katrinny

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Gabriel Côrtes Loureiro Ter maio 02, 2017 9:07 pm

O jovem pode ser encontrado nos diversos ambientes criados pela cidade. Visto o interesse do jovem no lazer e entretenimento, tal como na busca pelo conhecimento e na adaptação ao movimento intenso, é possível encontrá-lo tanto em espaços públicos - seja no transporte, em bibliotecas ou parques - como em espaços privados, sendo este com "foco" principal no lazer. Isso nos permite analisar a miscigenação cultural-social nos diferentes espaços e o interesse do jovem em sua "liberdade de exploração", ou seja, a relação entre diversidade e o aprimoramento do conhecimento.
No ambiente da cidade, propicia-se a formação de grandes locais atrativos para tal grupo(de acordo com seu interesse individual), criando um conjunto de informação centralizado. Embora seja ideal para o jovem a facilidade do acesso ao conhecimento, a cidade demonstra alguns aspectos problemáticos, em relação a dificuldade de mobilidade, estruturação, socialização. O crescimento populacional no ambiente urbano ocorre com maior intensidade do que a manutenção de tal espaço, criando obstáculos para o total aproveitamento das ofertas que a cidade oferece.

Gabriel Côrtes Loureiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por juliananavarro Ter maio 02, 2017 9:23 pm

Hoje em dia, pode-se encontrar o jovem em diferentes ambientes na cidade, sejam eles públicos ou privados, universidades ou parques ou shoppings, etc, dependendo de sua classe social, interesses e gostos particulares, entre outros fatores. Uma grande cidade como São Paulo possui uma ampla gama de possibilidades de lazer, educação, religião, porém ainda há muita segregação entre os próprios jovens, como resultado, por exemplo, de criações diferentes com oportunidades diferentes.
Como vantagem do espaço da cidade para os jovens, podemos citar a vivência de várias experiências de naturezas diferentes e o encontro com pessoas de todos os tipos, crenças, classes sociais, entre outras diferenças e/ou semelhanças. Já como obstáculos e dificuldades, pode-se usar como exemplo as poucas opções públicas de lazer nas periferias, agravando-se com as dificuldades de transporte público, seja pela má qualidade ou pela pouca quantidade de linhas disponíveis comparativamente ao tamanho da cidade de São Paulo e às reais necessidades urbanas.

juliananavarro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

O jovem na cidade Empty Re: O jovem na cidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos